Santa Catarina anuncia contratação de 1.084 novos policiais militares

Santa Catarina anuncia contratação de 1.084 novos policiais militares

Foi assinada na manhã desta segunda-feira, 20, em Florianópolis, a chamada de 1.084 novos policiais militares aprovados no último concurso Leia mais »

Novilíngua, eufemismos e … testosterona

Novilíngua, eufemismos e … testosterona

por Percival Puggina – O famigerado “politicamente correto” parece nascido nas páginas de 1984, o profético livro de George Orwell Leia mais »

Verdes apanicados pela abertura de institutos e arquivos sobre o clima

Verdes apanicados pela abertura de institutos e arquivos sobre o clima

por Lui Dufaur – Se as instituições científicas até agora instrumentalizadas por militantes ambientalistas passam a fornecer dados certos, as Leia mais »

Concorrência força melhoria da qualidade do serviço de Táxi em Florianópolis

Concorrência força melhoria da qualidade do serviço de Táxi em Florianópolis

por Paulo Simões –  A chega dos aplicativos de transporte particular de passageiros em Florianópolis está forçando a preocupação com a qualificação Leia mais »

Proibida a pesca de 475 espécies de peixes e invertebrados

Proibida a pesca de 475 espécies de peixes e invertebrados

por Paulo Simões – A decisão que proíbe a captura, transporte, armazenamento, guarda e comercialização de 475 espécies de peixes e invertebrados Leia mais »

CDL DECLARA APOIO ÀS MEDIDAS LEGAIS ADOTADAS PELA PREFEITURA DE FLORIPA

CDL DECLARA APOIO ÀS MEDIDAS LEGAIS ADOTADAS PELA PREFEITURA DE FLORIPA

por Paulo Simões –  Em função do atual cenário político enfrentado pela nova administração pública municipal, a CDL de Florianópolis Leia mais »

 

CIC recebe exposição de orquídeas durante shows de Lenine no Teatro Ademir Rosa

por Fernanda Peres (Assessoria de Comunicação Fundação Catarinense de Cultura) – 

Cerca de 50 plantas da espécie Laelia purpurata estarão expostas de 12 a 14 de novembro

O cantor Lenine se apresenta neste fim de semana e segunda-feira (12, 13 e 14 de novembro) ao lado da Camerata Florianópolis no palco do Teatro Ademir Rosa, localizado no Centro Integrado de Cultura (CIC) e, durante todos estes dias, o centro cultural também estará mais florido com a exposição de orquídeas promovida pela Associação Orquidófila de Florianópolis (ASSOF). Lenine é orquidófilo e uma de suas paixões nas horas vagas é cuidar de sua coleção com mais de 600 espécies.

A mostra marca também o primeiro ano de criação da Semana Estadual da Laelia Purpurata, flor símbolo de Santa Catarina, instituída pela Lei nº 16.625, de 22 de maio de 2015. Estarão expostas nos corredores do CIC 50 plantas de colecionadores de Florianópolis. O evento é uma prévia da 47ª Exposição de Laelia purpurata que ocorre de 18 a 20 de novembro, na sede da ASSOF, em Florianópolis.

Flor símbolo

A Laelia purpurata já era conhecida mesmo antes da sua descrição. Tanto é verdade que no livro Voyages pittoresques au Brésilde 1835, a mesma aparece em algumas gravuras/ilustrações botânicas realizadas pelo pintor e ilustrador botânico Maurice Rugendanz. Mas a sua descoberta para a ciência aconteceu em 1847 por François Devos no litoral da então Província Imperial de Santa Catarina, hoje, o município de Florianópolis.

Reconhecida nacional e internacionalmente como “Rainha das Orquídeas do Sul do Brasil”, “Rainhas das Laelias”, “Rainhas das Florestas Litorâneas”, “Rainha das Selvas do Brasil Meridional” e “Rainha das Orquídeas do Brasil”, é encontrada em abundância em todo litoral de Santa Catarina, principalmente na Ilha de Santa Catarina. Além de símbolo do Estado, a Laelia também é símbolo das cidades de Florianópolis e Joinville.

Serviço:

  • O quê: Exposição de Orquídeas da Associação Orquidófila de Florianópolis
  • Quando: dias 12, 13 e 14 de novembro, das 10h às 21h.
  • Onde: Corredores do Centro Integrado de Cultura (CIC) – Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica – Florianópolis (SC)
  • Ingressos: Entrada gratuita.

                                                                                                                                                     
Foto: Site Lenine